O DIU Mirena, é um dispositivo pequeno, macio e no formato de T, sendo um dos mais eficientes métodos contraceptivos para mulheres. O dispositivo consiste em um reservatório que contém progesterona e que libera uma dose baixa e contínua desse hormônio no útero. Com essa liberação, o muco do colo uterino se torna espesso, e o endométrio fica bem fino impedindo a chegada dos espermatozoides ao óvulo.
O dispositivo intrauterino hormonal é indicado para mulheres que desejam evitar uma gravidez indesejada com um método de alta eficácia de um modo prático.
Elevado nível de eficácia
De longa duração Reversível
Fácil de esconder
O DIU Hormonal pode ajudar na redução do fluxo menstrual e da dor em mulheres que apresentam sintomas de sangramento e dores intensas no período menstrual. Além disso, o dispositivo hormonal pode permanecer no lugar por até 5 anos, ou até a paciente decidir removê-lo. Depois de removido, o efeito contraceptivo passa rapidamente e é possível engravidar tão rápido quanto mulheres que não utilizam anticoncepcional. A taxa de eficácia desse DIU é de 99,7%, sendo um dos métodos contraceptivos mais eficazes.
O uso do DIU Hormonal (SIU) exige apenas uma consulta com um profissional da área da saúde para verificar se esse método é adequado para você. Depois de o DIU Hormonal (SIU) ser colocado por profissional da área da saúde com prática em inserção, você fica bem protegida contra gravidez por até 5 anos, mas você pode pedir para retirar quando desejar. Depois de o DIU Hormonal (SIU) ser retirado, o efeito contraceptivo passa logo e você pode engravidar tão rápido quanto mulheres que não utilizam anticoncepcional.
O Dr. Pedro Pretti é Ginecologista e Obstetra, especializado em Reprodução Humana pela USP e em Ultrassonografia pela CBR. Para o Dr. Pedro, a medicina deve ser praticada com excelência e cada paciente deve ser tratado com muita atenção e carinho. Por isso, o Dr. não mede esforços para se manter atualizado e oferecer sempre o melhor atendimento. Entre suas especialidades se destacam a aplicação de Dispositivo Intrauterino (DIU) e a Fertilização in Vitro (FIV).
Pode permanecer no lugar durante 5 anos, mas pode ser retirado a qualquer momento;
Requer a assistência de um profissional da área da saúde treinado para colocação e retirada;
Com taxa de 99,7%, é um dos métodos contraceptivos mais eficazes;
Sangramento irregular e leve podem ser comuns nos primeiros 3-6 meses de uso;
Não interrompe o sexo e pode ser usado durante a amamentação;
Algumas mulheres,cerca de 5 %, apresentam aumento da acne após colocação do DIU Hormonal (SIU);
Períodos menstruais intensos podem apresentar redução do fluxo e da dor A maioria das mulheres apresentam queda na frequência e na duração das menstruações ou no fluxo;
Pode causar cólicas e/ou sangramento irregular;
Adequado para mulheres que desejam um meio contraceptivo reversível de longa duração por até 5 anos e querem evitar esquemas de uso diário, semanal ou mensal;
É raro mas pode haver um risco de infecção na inserção, perfuração e expulsão do sistema;
A fertilidade volta ao nível anterior depois da remoção do SIU (DIU Hormonal).
Não protege contra infecção por HIV (AIDS) e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
O dispositivo é indicado para mulheres acima dos 14 anos, sexualmente ativas e sem fatores de riscos para doenças inflamatórias pélvicas.
Após análise do caso da paciente, ocorre uma limpeza do colo do útero, utilizando um produto antisséptico para prevenir possíveis infecções. Em seguida, Dr. Pedro avaliará a posição, o tamanho e a mobilidade do colo uterino.
Por fim, ele usará um espéculo para abrir o canal vaginal, para assim, inserir o aplicador que carrega o DIU, alojando o dispositivo no fundo do útero.
Após a colocação do DIU, é comum a paciente sentir cólicas. Portanto, não é preciso repouso e as atividades cotidianas podem ser retomadas no mesmo dia.
A troca ou retirada do DIU varia de mulher para mulher. Deste modo, é importante realizar exames periódicos para verificar as condições do dispositivo. Normalmente, o DIU oferece contracepção por cerca de 5 a 10 anos.
DIU Hormonal: além de produzir reações inflamatórias, o DIU hormonal possui progesterona em sua estrutura. Deste modo, o dispositivo atua de forma semelhante ao de cobre, provocando alterações no útero que impedem a gravidez.
DIU de cobre: como o próprio nome indica, trata-se de uma haste revestida em cobre. Este tipo de DIU libera pequenas quantidades do metal (cobre) no útero, causando alterações no endométrio, no muco e na motilidade das trompas. Desta forma, ocorre uma reação inflamatória (inofensiva ao organismo), mas que torna a região hostil ao espermatozoide.
Pedro Ivan de Almeida Pretti. CRM 149.789 - © 2024 Todos os Direitos Reservados. Marketing para Médicos: Agência 3xceler