A infecção urinária, também conhecida como infecção do trato urinário (ITU), é uma condição infecciosa que pode se manifestar em qualquer parte do sistema urinário, como rins, ureteres, bexiga e uretra – principalmente nos dois últimos. Os sintomas variam, sendo que os mais comuns são dor ou ardência ao urinar.
Pesquisas mostram que cerca de 30% das mulheres irão apresentar esse quadro infeccioso leve ou grave em algum momento da vida, além disso o sexo feminino tem 5 vez mais chance de ter o problema que os homens. Isso se deve pelo fato da extensão da uretra ser mais curta nas mulheres.
Os sintomas da infecção urinária variam de acordo com a região afetada. Os casos mais comuns incluem aumento da frequência urinária, dor ou ardência durante a micção, vontade repentina de urinar, dor nos rins, febre e corrimento amarelado na uretra.
Quando a infecção se manifesta na bexiga, chamada de cistite, os principais sintomas são dor ou ardor ao urinar, vontade constante de urinar, mas em pouca quantidade, urina em tom branco ou turva e com cheiro desagradável. Ao se desenvolver nos rins, ela é chamada de pielonefrite e pode causar dores abdominais, calafrios, dor de um lado das costas, enjoo, vômitos e febres acima de 38ºC.
O Dr. Pedro Pretti é Ginecologista e Obstetra, especializado em Reprodução Humana pela USP e em Ultrassonografia pela CBR. Para o Dr. Pedro, a medicina deve ser praticada com excelência e cada paciente deve ser tratado com muita atenção e carinho. Por isso, o Dr. não mede esforços para se manter atualizado e oferecer sempre o melhor atendimento. Entre suas especialidades se destacam a aplicação de Dispositivo Intrauterino (DIU) e a Fertilização in Vitro (FIV).
Quando tiver vontade de ir no banheiro evite “segurar”, beba bastante água (isso evita que bactéria fique as bactérias permaneçam mais tempo no trato urinário, quanto mais urina parada mais chance de infecção.
Sempre quando for ao banheiro, limpar a região do períneo com o papel higiênico no sentido frente para trás. Do contrário poderá trazer as bactérias que estão na região intestinal para dentro da vagina causando a infecção da mesma forma. O sentido da ducha também é sempre de cima para baixo.
Urinar logo depois da relação sexual também pode ajudar aquelas pacientes com cistite de repetição. O xixi lava a uretra ajudando a eliminar bactérias que possam ter entrado durante o ato.
Estima-se que de 15% a 20% das gestantes terão ao menos uma vez esse tipo de infecção. Isso acontece porque, durante esse período, o aumento da circulação sanguínea na região pélvica faz a umidade vaginal aumentar, facilitando a passagem das bactérias do ânus para a uretra.
Pedro Ivan de Almeida Pretti. CRM 149.789 - © 2024 Todos os Direitos Reservados. Marketing para Médicos: Agência 3xceler