Miomas, também conhecidos como fibromas, são tumores benignos do útero que formam nódulos no órgão por conta de uma mutação celular. Normalmente, o mioma possui uma cor esbranquiçada, consistência firme e são múltiplos. A doença afeta 50% das mulheres, principalmente as que apresentam os seguintes fatores de risco: pele negra, obesidade e nuliparidade (não ter filhos). A principal estímulo para o seu crescimento é o estrógeno, justamente por isso as ocorrências são maiores na fase reprodutiva até a chegada da menopausa.
O tratamento pode ser feito independentemente dos sintomas se manifestarem, sendo possível escolher uma intervenção medicamentosa ou cirúrgica, de acordo com o histórico da paciente, a quantidade e o tamanho dos nódulos.
Caso a mulher tenha mais de 35 e já tenha filhos, um dos possíveis tratamentos indicados é a cirurgia de histerectomia, que consiste na retirada do útero com os miomas porém na maioria das vezes a cirurgia não é necessária.
Os sintomas de miomas na gravidez surgem principalmente quando eles são grandes, numerosos ou estão na parte interna do útero, o que pode configurar uma gravidez de risco. Por isso,sempre, é recomendado o acompanhamento com médico especialista.
O Dr. Pedro Pretti é Ginecologista e Obstetra, especializado em Reprodução Humana pela USP e em Ultrassonografia pela CBR. Para o Dr. Pedro, a medicina deve ser praticada com excelência e cada paciente deve ser tratado com muita atenção e carinho. Por isso, o Dr. não mede esforços para se manter atualizado e oferecer sempre o melhor atendimento. Entre suas especialidades se destacam a aplicação de Dispositivo Intrauterino (DIU) e a Fertilização in Vitro (FIV).
Não. Miomas são tumores benignos que não tem risco de tornarem-se um câncer.
O ginecologista pode suspeitar durante a consulta pela queixa de sangramento aumentado ou na palpação durante o exame físico. O ultrassom pélvico ou transvaginal confirma o diagnóstico. Outros exames como a ressonância magnética e histeroscopia diagnóstica podem ser necessários.
Raça e tendência genética são fatores importantes,a primeira menstruação antes dos 10 anos e obesidade são fatores de risco. Mas eles se desenvolvem devido mutações genéticas.
Pedro Ivan de Almeida Pretti. CRM 149.789 - © 2024 Todos os Direitos Reservados. Marketing para Médicos: Agência 3xceler