O pré-natal é uma etapa essencial para garantir uma gestação saudável da mulher. Durante esse período, a paciente será acompanhada pelo Dr. Pedro, que sanará todas as dúvidas sobre a gravidez e parto, assim como indicará exames para analisar a saúde da futura mamãe e do bebê.
São nessas consultas de pré-natal que o Dr. irá identificar a idade gestacional, a classificação de risco da gravidez – caso seja de baixo ou alto risco – e informar a previsão do parto, de acordo com a avaliação ultrassonográfica e a data da última menstruação.
Recomenda-se o início do pré-natal no momento em que a mulher descobrir a gravidez. Além disso, é indicado que as consultas sejam realizadas uma vez por mês até a 28º semana de gestação; da 28º até a 36º a frequência passa a ser de 15 a 15 dias e a partir da 37º semana, o ideal é uma consulta por semana.
Esse cuidado ajuda a prevenir diversas doenças e complicações que podem trazer inclusive o parto prematuro e o aborto. Dessa forma, é essencial contar com o acompanhamento do Dr. Pedro neste momento importante da vida e realizar todos os exames.
O Dr. Pedro Pretti é Ginecologista e Obstetra, especializado em Reprodução Humana pela USP e em Ultrassonografia pela CBR. Para o Dr. Pedro, a medicina deve ser praticada com excelência e cada paciente deve ser tratado com muita atenção e carinho. Por isso, o Dr. não mede esforços para se manter atualizado e oferecer sempre o melhor atendimento. Entre suas especialidades se destacam a aplicação de Dispositivo Intrauterino (DIU) e a Fertilização in Vitro (FIV).
O corpo da mulher passa por uma série de mudanças: físicas, hormonais e emocionais. Entre as principais, temos: aumento do útero e mamas; dores nas costas e edema nas pernas.
Os exames básicos são: hemograma completo, teste de glicemia, sorologias como HIV, toxoplasmose, rubéola, sífilis, hepatite B e C assim como exames de ultrassom realizados também nas consultas.
O pré-natal ajuda a identificar doenças que podem ser transmitidas da mãe para o filho, principalmente doenças sexualmente transmissíveis. Ademais, também é possível verificar outras como: anemia, hipertensão gestacional, alterações hormonais da tireoide, infecção urinária e diabetes.
Sim, até mesmo no início da gestação. Contudo, é preciso destacar que a gestante só deve iniciar as atividades após avaliação médica e ultrassonográfica feita com seu médico obstetra.
Pedro Ivan de Almeida Pretti. CRM 149.789 - © 2024 Todos os Direitos Reservados. Marketing para Médicos: Agência 3xceler